O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing que tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação que consigam chamar a atenção do consumidor.
Acontece que as pessoas estão cada vez mais antenadas e exigentes, além de saberem muito bem o tipo de publicidade que lhes interessa na hora de comprar online. Por isso é importante sempre manter-se atualizado e utilizar novas relações comerciais para atrair o público.
Se você nunca ouviu falar sobre Marketing de Afiliados e nem sabia que esta é uma maneira de trabalhar na internet, acompanhe este post e descubra tudo sobre esse assunto. No final, trazemos 4 dicas para te ensinar como você pode se tornar um Afiliado.
O que é Marketing de Afiliados?
Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial em que o Afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada. Esse modelo de publicidade é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para Produtores que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online.
Veja como funciona:
- Afiliados conseguem rentabilizar seus sites, blogs e redes sociais, por meio da venda de produtos de terceiros, sem precisar ter uma grande ideia ou o trabalho de criar um produto.
- Produtores ganham diversos canais de distribuição e assim conseguem impactar mais clientes e, consequentemente, efetuar mais vendas.
- E até mesmo os clientes, que passam a ter mais canais para pesquisar sobre produtos e fazer uma decisão de compra mais assertiva.
Apesar de parecer uma novidade, esse modelo de negócios surgiu na década de 90, quando a Amazon, gigante americana do segmento de varejo, começou a disponibilizar o serviço para quem quisesse divulgar os produtos disponíveis na loja.
Tudo que ela precisava fazer era criar um banco de cadastros e esperar que os Afiliados fizessem todo o trabalho de divulgação por ela. Se a estratégia resultasse em vendas, ótimo! Se não, eles não gastavam nenhum centavo.
Para pessoas que tinham habilidades persuasivas, essa era uma oportunidade de ganhar dinheiro trabalhando em casa.
Tipos de divulgação para Afiliados
Existem diversos formatos para programas de Afiliados. Cabe ao Produtor decidir qual deles é mais adequado para o seu produto e para os seus objetivos de negócio.
Apesar de terem similaridades entre si, o marketing de Afiliados voltado para a geração de leads é diferente daquele focado na conversão, embora ambos visem o Retorno Financeiro. A seguir, explicamos cada um dos diferentes Programas de Afiliados.
Custo por Clique (CPC)
Neste tipo de programa, o Afiliado é remunerado por clique, ou seja, ele ganha toda vez que alguém clicar no banner, pop-up, ou qualquer publicidade que estiver em exibição no seu blog, site ou redes sociais. Nesse caso, a remuneração do Afiliado dependerá diretamente do desempenho da campanha do anunciante.
Custo por Ação (CPA)
Já no custo por ação, o Afiliado só é remunerado se os usuários clicarem na publicidade e realizarem alguma ação na página de destino do anúncio, que pode ser realizar um cadastro, solicitar um orçamento ou fazer uma compra.
Nesses casos, não basta veicular a publicidade, o Afiliado terá que utilizar a sua influência para endossar o produto e convencer as pessoas de que aquela oferta é confiável.
Custo por Mil Impressões (CPM)
No formato Custo Por Mil Impressões (CPM), o anunciante paga um valor fixo para o Afiliado, quando o banner publicitário alcança mil visualizações. Vale ressaltar que o número de impressões é equivalente à quantidade de pageviews do blog, partindo do pressuposto de que quem navega em uma página já está sendo impactado pela publicidade que está ali.
Portanto, o CPM é interessante para o Afiliado que tem muitos acessos, pois ele será remunerado de maneira recorrente, independentemente do número de visitantes que clicarem no banner.
Custo por Venda (CPV)
Neste modelo, o Afiliado só recebe a comissão quando o link compartilhado por ele gera vendas e é a melhor opção para o pequeno Produtor. Na Hotmart, por exemplo, as vendas feitas por Afiliados são identificadas por meio de HotLinks, que são links exclusivos gerados pela plataforma, cada vez que alguém solicita afiliação a um produto. É esse link que permite que as comissões sejam processadas automaticamente no momento da compra.
Logo, se você pretende se tornar Afiliado, mas tem medo de ser lesado de alguma forma, pode ficar tranquilo quanto a isso.
Canais que podem ser utilizados para divulgar um produto
Para ser um Afiliado bem-sucedido, não é necessário que você tenha um canal exclusivo para isso, embora seja altamente recomendável que você tenha, caso queira alcançar seus consumidores onde quer que eles estejam. Confira, a seguir, alguns canais que podem ser utilizados para divulgação e venda de produtos.
Site ou blog
A principal vantagem de ter um blog/site é a liberdade editorial que o Afiliado tem para escrever, além da quantidade de opções que ele pode utilizar para deixar a página com a cara da sua audiência, diferente de redes sociais, que possuem um layout fixo e até mesmo limitação de caracteres.
Ter um blog também é útil para quem faz muitos reviews sobre produtos, pois permite que você utilize argumentos visuais e escritos para persuadir seus leitores e reforçar a sua autoridade naquele assunto.
Redes sociais
As redes sociais são os canais mais utilizados para divulgar produtos e serviços, e podem trazer resultados expressivos em vendas, desde que sejam utilizadas da maneira correta.
As principais redes utilizadas com essa finalidade são Facebook (que recentemente ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo todo),Twitter, Instagram, Pinterest e Youtube. Devido ao seu alcance, são excelentes canais para quem deseja se tornar reconhecido. Basta dar uma olhada rápida no seu feed para ver dezenas de perfis de influenciadores digitais com mais seguidores do que algumas celebridades e artistas.
E-mail marketing
O Afiliado que possui uma base sólida de e-mails tem a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com seus leads, entregar conteúdo de qualidade para essas pessoas, e até convencê-las a fazer a compra.
Trata-se de uma estratégia simples e ao mesmo tempo eficaz, pois mostra para as pessoas que te acompanham que você não está interessado apenas em fazer a venda, mas sim em agregar valor à jornada de compra dessas pessoas, aprofundando os conhecimentos que esses usuários têm sobre o seu produto ou solução. Aproveite para ler também o nosso post sobre estratégia de e-mail marketing.
Mas lembre-se: antes de escolher um canal para divulgar produtos, é preciso entender o seu público e como ele busca informação. Você quer atingir pessoas que valorizam textos mais densos e pesquisam bastante antes de fazer uma compra? Ter um blog é essencial!
Prefere focar em ações sazonais ou aproveitar o hype do momento para divulgar seus produtos? Nesse caso, as redes sociais podem servir melhor para a sua estratégia, já que as pessoas passam a maior parte do seu dia conectadas.
O ideal é que você invista nos canais que concentram a maior quantidade de potenciais clientes, e conforme seu negócio for amadurecendo, mapeie mais personas para a sua divulgação.
Passo a passo para ser Afiliado
1. Escolha um bom Programa de Afiliados
Existem diversas empresas que oferecem Programas de Afiliados, sejam de produtos físicos ou digitais. Você deve pesquisar bastante antes de escolher a sua, para garantir que seu trabalho será bem recompensado. A Hotmart, por exemplo, é totalmente voltada para o mercado de cursos online e têm comissões que podem chegar a até 80%, enquanto em outras plataformas de Afiliados os valores oscilam entre 4% e 8% do valor total da venda.
2. Escolha os produtos certos para divulgar
O segundo passo para se tornar um Afiliado de sucesso é escolher os produtos adequados para a sua audiência. Imagine que você tenha um blog sobre confeitaria. Será que a sua persona tem interesse em um produto sobre receitas fitness?
Nunca é demais repetir: se os seus reviews não ajudam os usuários a resolverem problemas que eles estão enfrentando, fica praticamente impossível gerar receita.
Também é interessante que você conheça bem os produtos antes de anunciá-los, para fazer uma publicidade que passe credibilidade. Antes de afiliar-se a um produto, peça informações sobre ele, avalie a pontuação dada pelos consumidores e peça para o Produtor te enviar uma amostra.
Afinal, você gostaria que alguém te recomendasse algo ruim, apenas para ganhar dinheiro? Sua audiência também não!
Na Hotmart, essa avaliação pode ser feita por um índice conhecido como Blueprint, um sistema de pontuação que qualifica os produtos de acordo com as informações cadastradas pelo próprio Produtor. Quanto mais relevantes e detalhadas forem as informações, melhor pontuado ele será. Assim, asseguramos que apenas os melhores produtos sejam cadastrados na nossa plataforma. Saiba mais aqui.
3. Eduque sua audiência sobre o produto que você está vendendo
Se o seu objetivo como Afiliado é conquistar uma receita recorrente, você precisará educar sua audiência sobre o produto que você está vendendo, para que ela possa extrair o máximo da experiência. Para isso, você pode oferecer materiais ricos como ebooks, negociar com o produtor um free trial do serviço, entre outras ações.
Uma das melhores formas de convencer os possíveis compradores sobre a qualidade daquele produto é fazendo demonstrações, por meio de webinars e outras transmissões online como periscope, stories e vídeos curtos no Instagram e Facebook.
No caso dos webinários, os espectadores também podem interagir e fazer perguntas, o que te ajudará a entender as reais necessidades deste público, e assim aprimorar a sua estratégia de vendas.
4. Trabalhe publicidade paga
A publicidade paga é um caminho relativamente mais curto para alcançar a sua persona, enquanto você trabalha sua estratégia orgânica.
Mas não basta apenas investir verba em campanhas para convencer os internautas a comprarem o produto que você está anunciando. Com o nível de exigência que os consumidores têm hoje, os anúncios devem ser claros sobre aquela oferta, além de ter copy e imagens coerentes.
Por Ana de Nóbrega
Fonte: Blog Hotmart
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