O Marketing de Afiliados pode parecer moderno, revolucionário, inovador (e
realmente é!), mas o fato é que sua história teve início ainda em 1989. Tudo
começou quando o empresário americano William J. Tobim, fundador da PC
Flowers e Gifts, percebeu o potencial da divulgação virtual e lançou o
Prodigy – que ficou conhecido como o primeiro programa de Marketing de Afiliados da história. Com o passar dos anos, pequenas iniciativas dentro do
mesmo conceito foram surgindo nos Estados Unidos.
Os donos dos primeiros e-commerces perceberam uma grande
oportunidade com a rede que interligava pessoas do mundo inteiro. Foi
quando houve uma associação entre e-commerces, sites de assuntos
diversos e o consumidor final.
Os sites indicavam os produtos por meio de conteúdo, banners e, quando o
usuário clicava naquele conteúdo, era direcionado a um site de compras. A
cada venda realizada, o dono do site intermediador ganhava uma comissão
pela indicação.
Em julho de 1996, a Amazon revolucionou o mercado ao lançar um
Programa de Afiliados em escala global para divulgar seus produtos. E mais
para a frente, na década de 2000, o Marketing de Afiliados tornou-se uma
realidade ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
O sucesso dos programas de Afiliados deve-se, em parte, a essa história
sólida de mais de duas décadas. Ao longo dos anos, ele se consolidou como
um modelo economicamente viável e livre de riscos.
Os empreendedores que participam de programas como esses possuem a
segurança de ingressar em algo legalmente aprovado no Brasil e no mundo.
Hoje, há um amplo mercado para os Programas de Afiliados, e isso pode ser
visto especialmente no que se refere à comercialização de produtos digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário